Aliança Científica Antirracista
Sobre
Aquilombamento pela Ciência

Conheça os/as pesquisadores/as que constroem a Aliança Cientifica Antirracista, um movimento político e ancestral de produção teórica e prática do conhecimento a partir dos territórios afro-indígenas no Brasil.
Em breve muitas novidades, conteúdo, e sobretudo estratégias para contracolonizar os debates sobre as questões ambientais, alimentação e agricultura. É ciência das vivencias, em uma perpesctiva antirracista.
Equipe

Fran Paula
Quilombola do Pantanal de Mato Grosso, engenheira Agrônoma, Mestra em Saúde Pública e Doutoranda em Ciências Sociais em Agricultura, Desenvolvimento e Sociedade - CPDA/UFRRJ, atua no Coletivo de Meio Ambiente e Agricultura da CONAQ Nacional.

Neiriel Pires Almeida
Indígena Terena graduado em Gestão Ambiental -Universidade Federal de Grande Dourados - UFGD, assessor do Coletivo Ambientalista Indígena de Ação para Natureza. Agroecologia e Sustentabilidade - CAIANAS no Mato Grosso do Sul.

Gabriela Antonia
Amazônida, bióloga, especialista em Agricultura Familiar e em Planejamento, Organização e Sustentabilidade em Gestão Pública. Possui Diplomado em Agroecologia para a Sustentabilidade é membra da diretoria da Associação Brasileira de Agroecologia - ABA.

Saney Luzia de Souza
Quilombola, Bacharelanda em Serviço Social - UERJ, pesquisadora militante investigativa, coordenadora da Coletiva As Caboclas, integrante Coletiva Popular de Mulheres da Zona Oeste, Teia de Solidariedade da Zona Oeste - RJ..

Marcos Vinicius Francisco
Quilombola, jongueiro, agricultor e educador, possui licenciatura em educação no campo com ênfase em Agroecologia e Soberania Alimentar, Integra o Fórum de Comunidades Tradicionais de Angra, Paraty.

Jaqueline Felipe
Engenheira Agrônoma, educadora popular, atua como extensionista e na assistência técnica a agricultores/as familiares em territórios quilombolas, ribeirinhos e extrativistas na Amazônia e no GT Mulheres da Articulação Nacional de Agroecologia- ANA.

Gaio Jorge A.B de Paiva
Engenheiro de Alimentos, jovem negociador pela clima, é cofundador do coletivo criação, atualmente é diretor de operações do Instinto Perifalab.

Rita Passos
Mulher Preta que acredita na magia e na ciência, necessariamente nessa ordem: Bacharela em Ciências Econômicas, especialista em Sociologia Urbana,Mestra em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais, Doutoranda em Planejamento Urbano e Regional, Professora e Pesquisadora Antirracista.

João Felipe de Almeida Ferraz
Bacharel em Defesa e Gestão Estratégica Internacional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre em Ciências Sociais (Unesp); Doutorando em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA-UFRRJ), compõe o Grupo de Pesquisa em Mudanças Sociais e Políticas Públicas (GEMAP), é Educador Popular do Pré-vestibular social Dr. Luiz Gama.

Raquel Tupinambá
Agricultora, liderança indígena, defensora dos direitos humanos, Bióloga, mestre em botânica e doutoranda em Antropologia Social - UNB

Laura Ferreira
Quilombola, licenciada em Pedagogia - ULBRA, Bacharela em Direito- UNIVAG, Mestra em Estudo de Cultura Contemporânea -UFMT; Coordenadora Estadual das comunidades Quilombolas de Mato Grosso CONAQ/MT e da executiva nacional da CONAQ.

Bel Cabral
Quilombola, pedagoga, mestra em educação e doutoranda em ciências ambientais pelo PPGMADE - UFPR. Atua na coordenação do coletivo de Educação Escolar Quilombola da CONAQ e na comissão nacional de educação escolar Quilombola - CONEEQ, integra o Coletivo de meio ambiente da CONAQ.

Inara do Nascimento Tavares
Mulher Sateré Mawé, feita de dança e farinha. Amazonense de umbigo e roraimada de bucho, é poetisa, focalizadora de danças circulares, estudante de artes visuais - UFRR; Cientista Social e Mestra em Antropologia Social pela Universidade Federal do Amazonas, doutoranda no Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade - CPDA/ UFRRJ. Compõe a ABIA - Articulação Brasileira de Indígenas Antropologues e constrói os projetos Vozes Indígenas na Produção do Conhecimento/ Fiocruz.
.jpg)
João Luís Joventino do Nascimento
Quilombola, Doutorando em História Social pela Universidade Federal do Ceará - UFC, mestre em Educação - FACED/UFC, graduado em História com ênfase em Educação do Campo e Questões Agrárias pela Universidade Estadual do Vale do Acaraú - UVA/PRONERA, educador popular, ambientalista, defensor de direitos humanos, militante do Movimento Quilombola do Ceará, Movimento de Pescadores e Pescadoras Artesanais - MPP/CE, Organização Popular (OPA).

Nirda Rosa de Oliveira
quilombola, pedagoga pelo Centro Universitário de Várzea Grande UNIVAG MT, especializada em Educação de Jovens e Adultos, pela Faculdade de Ciências Administrativas de Cuiabá, Mestra pelo programa Cultura Contemporânea na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), ativista membro da coordenação CONAQ. Atua em pesquisa com mulheres quilombolas, mudanças climáticas e relações étnico-raciais.

Danusa Benedita Lisboa
Quilombola, engenheira agrônoma, mestre em agronomia e doutoranda em Agronomia- FAV/UNB, com foco em Produção Sustentável e agricultura familiar quilombola. Possui graduação em Licenciatura em Educação Profissional Tecnológica em Engenharia Agronômica e Pós-graduação em Reabilitação Ambiental Sustentável.

Isabel Santos
Quilombola do quilombo Lagoa Grande em Feira de Santana -BA, é guardiã de sementes crioulas e raças nativas/adaptadas, defensora ambiental, Engenheira Agrônoma, Especialista em Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial, Mestra em Extensão Rural e Desenvolvimento Local e doutoranda em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial na Universidade Federal Rural de Pernambuco. É Professora na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Elmir Mateus
Multiartista, graduado em Artes Cênicas pela UFBA, cursou disciplinas do Curso de Especialização em Ciência, Arte e Cultura na Saúde/IOC-Fiocruz, é profissional da saúde, formado pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio-Fiocruz, atua em instituições públicas de alta complexidade e pesquisa no âmbito do SUS, atua no Instituto Nacional da Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira/IFF-Fiocruz e Hospital Universitário Pedro Ernesto-UERJ
.jpg)
Creuza Cristina Cruz Xavier
Ribeirinha da Comunidade Tradicional Sucuri em Cuiabá, é Engenheira Florestal, artesã, atua em projetos socioambientais com com comunidades tradicionais em Mato Grosso.

Udi Lincon
Mini - biografia do Udi